19 de novembro de 2012

Moviola Incandescente | Gêneros: Filme Noir e Neo-Noir


Hoje, no primeiro vídeo da série de gêneros cinematográficos, vamos falar de FILME NOIR


Vamos, primeiramente, ao contexto histórico. Afinal, de onde veio o filme noire? Da LITERATURA. Os que ficaram conhecidos lá fora por “Livros da Capa Preta”, eram livros onde era comum encontrar histórias de detetive e investigação. Um dos grandes nomes da literatura noir era Dashiel Hammet, que escreveu um dos mais importantes livros, que depois veio a ser um filme, “O Falcão Maltês”.

Pois bem, sabendo disso, vamos ao que interessa aqui: Os filmes. Afinal, como faço para saber o que é um filme noir? O que o classifica e diferencia dos outros? Vamos às características.

Vamos dividir as características em 3 etapas: O Tema, Personagens e Atmosfera.

Tema: No filme noir, é primordial que haja relatos de crime e paixão. No filme noir, é comum que sempre comecemos a história já com algum crime que aconteceu onde esteja envolvido alguma relação amorosa. 

Outra característica importante é a presença da atração sexual nos enredos, seja envolvendo o protagonista e alguma mulher, ou, a investigação de algum caso que haja algo assim. As histórias são deliberadamente complicadas. Histórias difusas, com mais de uma trama a se resolver, são grandes marcas no filme noir. Por fim, para encerrar o filme, é comum nos depararmos com finais quase sempre infelizes. Dessa forma, entendemos por a morte do protagonista, ou a não-resolução do caso, etc.

Vamos a segunda etapa de características Personagens: Usualmente, temos um investigador. Para isso, entendemos que seja um detetive particular, um policial, um jornalista, etc. A mulher fatal. Uma das principais marcas do filme noir e, ao mesmo tempo, um dos principais itens que confundem as pessoas ao denominar um filme noir. A presença da mulher fatal não quer dizer que o filme seja noir, mas, se o filme for noir, vai haver uma mulher fatal. Uma assassina, ou, apenas uma mulher cheia de artimanhas. A vítima que, geralmente, vai ser o alvo dessa mulher fatal. Pode ser o próprio investigador. E, por último, o fato dos protagonistas serem deprimidos ou desorientados. Há um tom de melancolia e até mesmo depressivo nos nossos protagonistas

E o último ítem das características, vamos entender a Atmosfera: Já com esse cenário pronto de mulheres fatais, protagonistas deprimidos, crimes, mortes... não é difícil notar que o clima que paira nos filmes noir é de confusão, medo, ansiedade, paranoia.

Bom, entendemos algumas características narrativas do filme noir. Estamos quase lá! E quanto a técnica que, bem ou mal, se traduz e configura, também, a narrativa. Mas, tecnicamente, o que compõe o filme noir? Vamos lá.

- Iluminação Contrastada. Ou, se você preferir um termo cinematográfico “chiaroscuro”. Isso é muito herança do Expressionismo Alemão, movimento da década de 30, o que serve para aumentar a dramaticidade das cenas. - Utilização de angulações e enquadramentos inusitados ou exagerados. Ta aí uma característica muito abrangente, que pode confundir muito e que não deve servir de base para identificar esses filmes, apenas, como forma de complementar o entendimento. Mas, esses recursos tem a mesma serventia da iluminação contrastada. Ou podem dar ênfase a alguém ou a algum objeto, enfim, são infinitas as possibilidades.

Bem, agora já temos tudo o que precisamos para identificar um filme noir e, assim, classifica-lo. A única pergunta que faço é: porque houve uma necessidade de trazer essa temática para os cinemas? Quem foram os responsáveis? Bem, além dos livros estarem fazendo grande sucesso, a época era bem propícia. Assim como em qualquer época, o cinema acompanha a temática atual do planeta. Os primeiros filmes noir chegaram na década de 40, quase ao final da segunda guerra mundial. Então, as pessoas estão tristes, apavoradas, paranoicas. A desconfiança dos homens no front de batalha com suas mulheres em casa deram origem ao que chamamos de “mulher fatal”. Vale lembrar que os diretores que começaram com os primeiros filmes noir são cineastas nazistas, fugidos da Alemanha e vieram a fazer nome na história do cinema americano.

Bem, acredito que com esses elementos você vai conseguir distinguir sem muitos problemas um filme noir. Admito que esse é um dos gêneros mais complicados de se identificar. Geralmente, ao vermos alguns poucos elementos já o classificamos assim. No entanto, pode não ser verdade.

Espero que tenham gostado do primeiro vídeo da série. Fiz um sub-vídeo, que estou colocando aqui no canto, explicando o que é o filme “Neo-Noir” (ASSISTA AQUI), ou seja, o que chamamos hoje em dia de filmes noir, já que, unicamente, o filme noir tem data de estréia e de fim.


Bom, se o problema das pessoas no filme Noir era a Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos nas pessoas, o filme noir acompanha a os problemas psicológicos do homem segundo ao seu tempo. O homem do nosso tempo é dotado de problemas psicológicos ligado a luta interior dele contra ele mesmo. Então, não é difícil vermos temas próximos da crise de identidade ou perdas de memória. Com o avanço da tecnologia, também, o homem se vê em crise e em real combate com os aparatos tecnológicos que vão surgindo e crescendo ao seu lado. Então, o embate com a tecnologia passa a ser um tema recorrente nos filmes Neo Noir.


São características amórficas, que podem abranger uma gama de filmes que podem ou não ser Neo-Noir. Assim, pensei que poderíamos fazer um exercício coletivo aqui e tentar enumerar, com essas características, que filmes podemos chamar de NEO-NOIR? Deixa aí no comentário a sua conclusão e vamos ver a quantidade de filmes que conseguimos enumerar!

Atentem para o próximo vídeo!

16 de novembro de 2012

Notícia | American Horror Story já tem 3ª temporada confirmada

Pois é, no quarto episódio de American Horror Story Asylum, a emissora FX já encomendou uma nova temporada com uma nova trama de 13 episódios. Em época de ausência de séries de terror, a série tem feito sucesso. Jessica Lange, que subiu na vida e agora é a protagonista da segunda temporada é a única já confirmada para a nova temporada. Todos comemora o sucesso! Lembrando que AHS passa todo domingo, viu galera? Se você gosta de um bom hospício (nome feio pra carai), assista! 

7 de novembro de 2012

Especial | 20 melhores adaptações de livros - Parte 2


8 – Henry & June – Delírios Eróticos (1990)

Ao conhecer o escritor americano Henry Miller (Fred Ward) em Paris, em 1931, uma jovem escritora chamada  Anaïs Nin (Maria de Medeiros) embarca numa viagem de descoberta interior, anotando fielmente num diário todas as suas experiências.
Na sua busca de novos territórios, Anais e Henry veem-se seduzidos pela inquietante sensualidade da esposa de Henry, June (Uma Thurman). Henry & June é uma inesquecível viagem através do território desconhecido das relações humanas, baseada nas passagens suprimidas dos diários de Anaïs Nin. 








9 – Eclipse de uma Paixão (1995)

Arthur Rimbaud (Leonardo DiCaprio), "o poeta dos sentidos", como ficou conhecido, revolucionou a poesia do final do século XIX e continua influenciando escritores e surpreendendo leitores até hoje. O filme foca o turbulento período de produção literária de Rimbaud, que coincide com o tempo em que viveu apadrinhado por outro grande poeta, Paul Verlaine (David Thewlis). Mas a admiração de um escritor pelo outro vai além, faz com que ambos de apaixonem, para desespero da mulher de Verlaine (Romaine Bohringer). Esse triângulo amoroso explosivo e provocante proporciona a DiCaprio e Thewlis, duas atuações corajosas e vibrantes.







10 – Medo e Delírio em Las Vegas (1998)

Ambientado na Las Vegas dos anos 1970, o longa acompanha a louca aventura, banhada por álcool e drogas, do jornalista Raoul Duke (Depp) e seu advogado Dr. Gonzo (Del Toro). Eles chegam ao local para fazer a cobertura do Mint 400, uma corrida de motos no deserto, mas o resultado são alucinações e muito problemas. Baseado no romance de Hunter S Thompson.











11 – Diário de um Jornalista Bêbado (2011)

Diário de um Jornalista Bêbado conta a improvável história do jornalista itinerante Paul Kemp (Johnny Depp). Cansado da vida frenética de Nova Iorque e das convenções morais de uma América conservadora, ele viaja à bela ilha de Porto Rico, para trabalhar em um jornal local, o "The San Juan Star", administrado pelo tirânico Lotterman (Richard Jenkins). Adotando o ritmo calmo do lugar, regado a muito rum, Paul começa a se apaixonar por Chenault (Amber Heard), noiva de Sanderson (Aaron Eckhart), um dos maiores empresários da cidade. Ganancioso, Sanderson planeja converter Porto Rico num paraíso do capitalismo. Quando Kemp é recrutado por Sanderson para escrever um artigo favorável a respeito de sua nova e corrupta empreitada, ele é confrontado com um dilema: deve ajudar o empresário, ou aceitar os riscos e aproveitar para denunciá-lo? Baseado no romance de Hunter S Thompson. 



12 – Na Estrada (2012) 

Nova York, Estados Unidos. Sal Paradise (Sam Riley) é um aspirante a escritor que acaba de perder o pai. Ao conhecer Dean Moriarty (Garrett Hedlund) ele é apresentado a um mundo até então desconhecido, onde há bastante liberdade no sexo e no uso de drogas. Logo Sal e Dean se tornam grandes amigos, dividindo a parceria com a jovem Marylou (Kristen Stewart), que é apaixonada por Dean. Os três viajam pelas estradas do interior do país, sempre dispostos a fugir de uma vida monótona e cheia de regras. Baseado no romance de Jack Kerouac.








13 – Wilde (1997)

“Wilde” narra à vida do celebre Oscar Wilde (Stephen Fry), gênio, intelectual, poeta e dramaturgo irlandês. A descoberta tardia de sua homossexualidade transformou a vida de Wilde num inferno, enquanto ela tentava conjugar as responsabilidades para com sua carreira, a mulher, Constance (Jennifer Ehle), e os filhos com seu obsessivo pelo jovem e belo Lord Alfred Douglas (Jude Law), mais conhecido como Bosie. Processado por sodomia pelo pai de Bosie, o violento Marquês de Queensberry, Wilde tem que enfrentar a rígida moral dos tribunais da intolerante sociedade vitoriana, sendo condenado dois anos de trabalhos forçados. Mais que uma biografia, “Wilde” é o retrato de um indivíduo vítima de uma época. Somente hoje, mais de cem anos após o processo, os tribunais ingleses admitiram seu erro, considerando Oscar Wilde inocente.




14 – Capote (2005)

Em novembro de 1959, Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) lê um artigo no jornal New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas. O assunto chama a atenção de Capote, que estava em ascensão nos Estados Unidos. Capote acredita ser esta a oportunidade perfeita de provar sua teoria de que, nas mãos do escritor certo, histórias de não-ficção podem ser tão emocionantes quanto as de ficção. Usando como argumento o impacto que o assassinato teve na pequena cidade, Capote convence a revista The New Yorker a lhe dar uma matéria sobre o assunto e, com isso, parte para o Kansas. Acompanhado por Harper Lee (Catherine Keener), sua amiga de infância, Capote surpreende a sociedade local com sua voz infantil, seus maneirismos femininos e roupas não--convencionais. Logo ele ganha a confiança de Alvin Dewey (Chris Cooper), o agente que lidera a investigação pelo assassinato. Pouco depois os assassinos, Perry Smith (Clifton Collins Jr.) e Dick Hickock (Mark Pellegrino), são capturados em Las Vegas e devolvidos ao Kansas, onde são julgados e condenados à morte. Capote os visita na prisão e logo nota que o artigo de revista que havia imaginado rendia material suficiente para um livro, que poderia revolucionar a literatura moderna.

Veja a primeira parte do especial feito por Guilherme Ziggy AQUI.

6 de novembro de 2012

Notícia | Meu Malvado Favorito 2 ganha trailer

GRUUUUU! (desculpe o descontrole emocional, mas é muita felicidade)

Saiu o trailer do filme Meu Malvado Favorito 2 com os Minions do Gru. Quem faz a voz dos Minions nessa sequência é nada mais, nada menos, que Al Pacino.



Meu Malvado Favorito 2 tem estreia marcada para o dia 5 de julho de 2013, sendo que em 2014 os Minions vão ter um filme próprio!

4 de novembro de 2012

Estreias da Semana (02/11 a 08/11)

Para essa semana de finados o público pode aproveitar os filmes que vão de comédias góticas à um trilher de terror. Aproveite os lançamentos da semana.

Frankenenie
Comédia, animação  - EUA. 2012
Direção Tim Burton

Filme infantil ao estilo de Tim Burton. Conta a história de Victor um garoto que se aventura a realizar filmes com seu cão Sparky. Quando Sparky é atropelado o garoto fica triste e inconformado com a morte do cão. Após alguns aulas de ciência ele desenvolve uma máquina e consegue reviver Sparky porém com alguns sintomas esquisitos.


O mar não está pra peixe: Tubarões a Vista
Comédia, animação - EUA. 2012
Direção Mark A. Z. Dippe 

Uma mistura de "Espanta Tubarões" e "Do fundo do mar", esse filme conta a história de um tubarão derrotado por um peixe e que após sua captura pelos humanos serviu de experimento para algumas pesquisas (semelhante a "Do Fundo do Mar") e consegue escapar de sua jaula e parte com sua gangue para o recife em busca de vingança.




Possessão
Terror - EUA. 2012
Direção Ole Bornedal

Mistura de espíritos maléficos com crianças, uma clichê para os viciados em filmes de terror. Neste longa um casal em crise tem duas filhas e após a separação a filha mais velha resolve visitar seu pai e descobre na casa dele uma caixa misteriosa que guarda um espírito maligno que vai possuir alguém da casa.